COOL COOP - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL

Rio de Mouro - Sintra

963 126 168

geral.coolcoop@gmail.com

 

SEminário "Intergeracionalidade: Cruzando caminhos, criando afetos"- dia 9 de março, Palácio de Valenças, Sintra

 

O Plano Internacional sobre Envelhecimento apresentado pelas Nações Unidas em 2002, menciona que a solidariedade intergeracional é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade para todas as idades, contrariando aquilo que as sociedades urbanizadas e materialistas em que se vive! Por isso, no dia 9 de março, vamos falar intergeracionalidade e as suas contribuições!! Contamos consigo! #intergeracionalidade #programasintergeracionais #entregerações#aprendizagemintergeracional #solidariedadeentregerações

Pode inscrever-se através do link:
https://goo.gl/forms/kBx7UwccHSHqNBkz2


 

 

COOL COOP - COOPERATIVA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL, CRL ORGANIZA DEBATE ONDE EXPÕE PROBLEMÁTICAS ATUAIS QUE COMPROMETEM O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

A COOL COOP – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL propõe-se debater o estado da arte de um mundo que tem comprometido os padrões de desenvolvimento infantis e da adolescência, num Seminário intitulado “Infância e Adolescência: quando o mundo está ao Contrário”. O evento acontece dia 19 de novembro, no espaço Atmosfera M (na Rua Castilho, n.º 5, em Lisboa) e tem início marcado para as 9 horas.

Vários estudos apontam que o desenvolvimento humano é resultado da interação entre os chamados fatores intrínsecos e extrínsecos ao ser-humano”, começa por frisar Elisabete Fonseca, Psicóloga e Presidente da recém-instituida COOL COOP – Cooperativa de Solidariedade Social. O mesmo será dizer que, para um desenvolvimento saudavél, concorrem os fatores biológicos, que dão individualidade ao ser-humano, e os fatores psicológicos, que estão diretamente relacionados com o meio (familiar, escolar, social) onde o individuo está inserido e se desenvolve.

É no decorrer destes dois processos que podem surgir problemas que comprometem o crescimento saudavél das crianças e adolescentes”, ressalva a Psicóloga especialista em Intervenção Comunitária e Criminologia. “Por vezes, surgem situações na vida das Crianças e Adolescentes que levam a que o seu desenvolvimento global não seja saudável, como tal, surgem consequências, que podem ser mais ou menos graves”.

Nesta perspetiva, a COOL COOP – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL sentiu necessidade em agregar um painel de especialistas, para debater e refletir sobre estas problemáticas e procurarem, em conjunto, as melhores metodologias de resposta.

Durante um dia Psicólogos, Psicanalistas, Juristas, Professores de Educação Especial e Especialistas em Educação vão partilhar saberes, experiências e opiniões sobre problemáticas como: Crianças Ditadoras, Bullying, Necessidades Educativas Especiais (NEE’s), Alienação Parental, Violência no namoro e Divórcio, que surgem como contrapondo com os aspetos do desenvolvimento salutar.

O encontro está agendado para o dia 19 de novembro, no espaço Atmosfera M, em Lisboa - um espaço, da Associação Mutualista Montepio, onde se desafia a pensar e a agir e que se mostrou um importante parceiro para a organização deste evento - e tem início marcado às 9 horas. Tendo por base este conceito, o próprio Seminário é um convite a que Técnicos, Estudantes das mais diversas áreas (Psicologia, Socioologia, Educação, Animação e outros) e público em geral, que tenha interesse na temática, possa participar, pensar e saber agir sobre estas questões que assolam o desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.

Com este Seminário, a COOL COOP – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL  dá-se formalmente a conhecer aos seus pares, comunidade e futuros parceiros como uma organização vocacionada para a implementação de programas de desenvolvimento das comunidades locais, nomeadamente através de projetos de desenvolvimento local, comunitário e educativo de combate à pobreza e exclusão social, junto de Crianças, Jovens e Séniores.

   

 

SEMINÁRIO DA COOL COOP – COPERATIVA DE SOLIDARIDADE SOCIAL, DEBATE RESPOSTAS QUE VISAM ESTIMULAR O ENVELHECIMENTO ATIVO

 

A COOL COOPCooperativa de Solidariedade Social, CRL organiza um Seminário dedicado ao tema do Envelhecimento Ativo, onde pretende debater a teoria e as boas práticas. “Naturalmente… Envelhecendo”, porque envelhecer faz parte da natureza humana - dá o mote para um dia de debate que acontece a 5 de dezembro, a partir das 10h00, na Casa da Juventude Tapada das Mercês (Sintra).

“Um recente estudo da Organização Internacional de Trabalho (OIT) coloca Portugal na linha da frente dos países que pior tratam os seus idosos: é o país onde mais pessoas, com idade superior aos 65 anos, são abandonadas e ainda que menos profissionais e fundos monetários tem alocados para prestação de serviços a esta população. A par disto”, menciona Elisabete Fonseca, uma das Sócias fundadoras da COOL COOP – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, “dados da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) apontam, igualmente, o dedo a Portugal pelas piores razões: só em 2014, houve 852 casos registados de pedidos de apoio de idosos que foram  vítimas de violência. O que traduz um aumento de 10% face aos números do ano transato”.

Números negativos que denunciam uma realidade ainda mais preocupante, sobretudo quando se fala num contexto onde a esperança média de vida tende a aumentar e onde a crise económica tem traçado cenários absolutamente perturbantes para esta faixa da população.

Perante isto, e tendo em conta o seu objeto social de apoio a populações desfavorecidas, nomeadamente séniores, a COOL COOP - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, considerou urgente discutir o estado da arte da população idosa assim como salientar a importância das atividades intergeracionais, num Seminário que reúne ilustres nomes nacionais de Sociólogos, Animadores Socioculturais, Psicólogos e Técnicos especialistas em Envelhecimento Ativo.

É preciso frisar que esta questão de ver a população sénior como uma “doença” social, vai além da perspetiva meramente financeira - porque sabemos que a falta de proteção aos idosos se reflete no PIB (Produto Interno Bruto) do país. O mesmo estudo da OIT, mostra que Portugal, tem das mais altas percentagens de idosos do mundo e dedica apenas 0.1% do PIB, o valor mais baixo dos países europeus representados,  à protecção dos idosos. É uma questão humana, solidária e de valores, acima de tudo.” Para Elisabete Fonseca, Psicóloga experiente em Intervenção Comunitária, “esta é a pedra basilar que nos levou a promover este Seminário. Queremos abordar a temática do  Envelhecimento Ativo, através da conjugação de teoria e boas práticas que têm sido disseminadas no território nacional. Acreditamos que todas as intervenções irão ser bastante enriquecedoras e vão permitir a todos os presentes refletir sobre esta temática”.

No Seminário, vão cruzar-se conceitos de envelhecimento ativo e intergeracionalidade, reflexões sobre o isolamento do idoso em contexto urbano vs contexto rural e apresentarem-se as respostas sociais que visam estimular o envelhecimento ativo. Neste âmbito, a COOL COOP – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, irá aproveitar para dar a conhecer um dos seus projetos diretamente pensados para esta população – o FaCtor COOL. Um projeto que já teve início no concelho de Sintra e que pretende ser um programa intergeracional, cruzando os talentos e experiências dos séniores com o entusiasmo dos jovens, como forma de prevenção de comportamentos desviantes por parte destes últimos.

O encontro está agendado para o dia 5 de dezembro, na Casa da Juventude Tapada das Mercês (Sintra), a partir das 10h00, sendo a entrada gratuita.

A ter como foco da sua atuação inicial o concelho de Sintra, a COOL COOP – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL  dá, com este Seminário, mais um passo na formalização da sua presença e intervenção no território da Tapada das Mercês – área considerada de intervenção prioritária pela Câmara Municipal de Sintra.